A força ideal

08/12/2016 às 1:36 - Atualizado em 17/01/2017 às 3:10

Novos engenhos Cummins ISG em combinação com aparato tecnológico periférico possibilitam grande elevação da eficiência e economia de consumo

Em uma nova iniciativa pioneira, a fabricante de motores Cummins realizou a primeira Innovattion Week, em Atibaia, SP, com o intuito de reunir seus usuários de reposição, comprados OEM, transportadores e fornecedores para dar conta o que vem fazendo a empresa para otimizar a operação de seus produtos e assegurar menores custos para os veículos que utilizam seus engenhos e transportadores que os usam.

Para se ter idéia, apenas em 2015, a Cummins investiu US$ 700 milhões em pesquisa e desenvolvimento, de um faturamento total de US$ 5,2 bilhões. “O montante viabilizou o desenvolvimento de 76 novos produtos e aperfeiçoamentos”, contabiliza Neuraci Pereira de Carvalho, diretora Executiva de Negócios Motores da Cummins.

A grande novidade da fabricante de motores é o lançamento dos motores ISG extrapesados, que desenvolvem potências de 375 até 510 cv e conjugados de 1650 até 2300 Nm. Uma nova concepção de engenhos produzidos pela  moderna fábrica do grupo na China.

Com um bloco muito mais delgado que as versões anteriores, os ISG de 12 litros pesam apenas 860 quilos, o que os seus técnicos têm como um engenho levíssimo. “Ele é 80 kg mais leve que os motores de 11 litros”, compara Rafael Sanchez Torres, gerente Executivo de Engenharia Aplicada da Cummins.

A engenharia aplicada ao novo motor, aliás, permitiu um desenho e uma configuração que permitiram 12 usinagens a menos e compacto o bastante à semelhança dos 11 litros. Melhor ainda com um consumo específico de apenas 180 gkw/h.

Além dessas proezas, os ISG oferecem um nível de confiabilidade extremo, a garantia total é de dois anos ou 400 mil quilômetros, enquanto  a vida útil estimada é de nada menos que 1,2 milhão de quilômetros. Antes de mais nada, o engenho representa um novo padrão de plataforma global de motores pesados em combinação com o conceito de downsizing, num bloco já preparado para adaptação aos níveis de emissão Euro 6 e EPA 2017.

O objetivo do lançamento de um motor tão avançado tem como missão a busca de uma sensível redução do consumo de combustível e, em paralelo óbvio, das emissões. “Queremos oferecer um valor agregado para os produtos de nossos clientes e dos usuários finais”, diz Adriano Rishi, diretor de Engenharia, referindo-se aos ganhos de eficiência e minimização de custos.

O arsenal tecnológico possível com o novo motor inclui o Adept – Advanced Dynamic Efficient Powertrain, uma série de recursos eletrônicos, que adéqua de forma dinâmica o funcionamento da tração às condições momentâneas para chegar ao resultado mais eficiente.

O sistema permite manter a velocidade média do veículo mesmo com a transmissão desacoplada e permite retomá-la em caso de qualquer necessidade. Essa “banguela” eletrônica permite o máximo de economia de combustível e de segurança operacional. Este, que é chamado de Smart Coast, faz com que a retomada da aceleração seja adiada e o tempo de injeção diminuído, proporcionando uma redução de até 3% no consumo.

O sistema Adept integra também o EBP – Economy Balance Performance, uma chave seletora instalada no painel do caminhão e que oferece duas opções ao motorista para seleção, de acordo com as condições da estrada, do carregamento e da operação em si.

Para fazer isso à perfeição um dispositivo monitora a carga no veículo e libera a necessidade de acordo com duas possibilidades, governadas pelos botões de padrão econômico ou balanceado. O primeiro, o mais econômico, permite economia de até 8% de consumo e o balanceado de até 4%.

O modo balanceado, ainda, é o mais adequado para ocasiões onde o veículo transita com carga máxima e a inclinação da estrada ou via é normal, enquanto o modo performance desabilita todas as funções quando existe o pbt completo e alta inclinação da pista.

O pacote de inteligência utilizável pelos operadores dos motores ISG e também dos ISB 6.7 inclui, segundo Torres, o PowerSpec, um software que estuda os hábitos do motorista e recomenda a melhor configuração para aquele tipo de condução.

O PowerSpec customiza os motores Cummins (todos eles desde 2012) a partir das informações coletadas como percurso, número de paradas, peso total do veículo, motor e tempo em marcha lenta. O sistema combina todas essas informações e propõe a melhor configuração, ou seja, melhorias de desempenho e rendimento, adaptando o motor às aplicações constantes do veículo que o utiliza.

Para completar o pacote de utilidades, a Cummins ainda oferece o Smart Filtration, um sistema que faz as vezes de programa de manutenção preditiva, pois é uma plataforma que monitora as condições dos filtros por meio de uma base de dados coletados através de telemetria.

Esses dados são informados ao usuário final ou ao frotista através de smartphone, o que permite estender os períodos de troca de acordo com a suavidade ou severidade dos serviços. Isso é constatado graças ao aplicativo que calcula a diferença de pressão e estima a vazão para sincronizar a necessidade da troca ou não e calcula o momento exato em que a troca de óleo deve acontecer. Essa ferramenta estará disponível no Brasil a partir do ano que vem.