Conheça o futuro do transporte em alta velocidade

03/02/2017 às 3:55 - Atualizado em 13/02/2017 às 1:48

No passado, as estradas (e, com elas, os automóveis) cruzaram os países como caminho para um futuro veloz e ágil – transformando, em muitos países, as ferrovias e os trens em símbolos de um passado lento e sujo. Passados mais de sessenta anos, depois de alguns lugares (como o Rio de Janeiro) terem cobertos com asfalto ou destruído os trilhos do passado, o trem cada vez mais se afirma como um meio melhor e menos poluente de transporte – enquanto os carros parecem um passado poluente e perigoso. E o futuro pode reservar aos trens o protagonismo como o meio que irá revolucionar a maneira com que viajamos e a duração dessas viagens.

O bilionário sul-africano Elon Musk não só pretende retomar os trens como meio principal de locomoção, como transforma-los realmente no transporte do futuro, através do que se conhece como “rodovias pneumáticas”. Trata-se de um tubo selado no vácuo, em que a pressão do ar e nada mais farão o trem se deslocar em uma inédita e impressionante velocidade de mais de 1200 quilômetros por hora. O projeto de Musk foi batizado de Hyperloop, e curiosamente, dá prosseguimento a ideias do século 19, quando as primeiras ideias com tuneis pneumáticos foram desenvolvidas.

Não prendam, no entanto, a respiração aguardando essa revolução: somente os primeiros protótipos foram desenvolvidos, a um alto e demorado custo. Da mesma forma, questões de segurança e do bem-estar dos passageiros ainda precisam ser resolvidas até que possamos anunciar e um novo e revolucionário meio de transporte.

Ainda assim, quando vier, o hyperloop será não só uma revolução prática, mas também simbólica: uma ideia e um símbolo do passado, ressurgindo para moldar um novo futuro.

© fotos: divulgação

Este post faz parte da parceria entre o Hypeness e a Peugeot, que criaram um canal especial para provar que dirigir pode ser extraordinário, quando nos deixamos guiar pelo prazer de pegar a estrada e desbravar o próximo destino. Não há nada melhor do que o poder e a certeza de saber que o mundo é seu.

Vale a pena ver todos os posts aqui.

Fonte: Hypeness