Consórcio de caminhão supera crise e revela um mercado extremamente amplo

01/02/2019 às 2:05 - Atualizado em 08/02/2019 às 8:22

O consórcio de caminhão é uma prática que ganhou cada vez mais adeptos no Brasil e já é uma ótima opção para os que pretendem adquirir um veículo ou um implemento e não estão com pressa.

E prova disso são os números: mesmo com a recessão e queda do PIB, as vendas de consórcio aumentaram de 2015 até 2018. Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), o ano de 2015 teve uma alta de 12,5% no ramo de bens pesados.

Os anos seguintes também foram positivos. Dados da Abac revelaram que em abril de 2017 houve uma taxa recorde, com um total de 195 mil adesões no modelo de consórcio de veículos no Brasil.

Essa tendência não gira em torno apenas dos motoristas

O diretor Geral da Rodobens Consórcios, Ronald Macedo Torres, afirma que, em sua opinião, a médio prazo o consórcio vai deixar de ser “exclusividade” dos que desejam ser caminhoneiros:

“Como há dificuldade na concessão de crédito, entendo que a compra via consórcio é a compra planejada de um bem que vai atendê-lo em seis meses ou um ano e apresenta um custo melhor, se tornando uma opção viável para os empresários”, garante.

Por trás das fabricantes

Na Scania, o aumento nas vendas de consórcio foi de 11%, um bom resultado para uma carteira de 27 mil cotas ativas, entre caminhões, ônibus e implementos. “Com as recentes e constantes alterações nas regras, os financiamentos têm ficado mais caros e restritivos aos transportadores”, explica Ricardo Vitorasso, gerente Comercial do Consórcio Scania.

Já na Volvo, as vendas crescem há mas de cinco anos consecutivamente. Em razão disso, os clientes que precisam planejar o aumento ou a renovação da frota têm encontrado uma saída eficiente e positiva no consórcio de veículos da marca.

A MAN também teve um bom desempenho com o consórcio, entre os motivos está a proximidade da taxa do Finame com a taxa de administração de consórcio, que despertou uma atenção maior a essa modalidade por parte do cliente, que enxerga o consórcio como um novo canal.

“Trabalhamos com parceiros de consórcio dentro da nossa rede de concessionários”, explica o vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America, Ricardo Alouche.

Implementos: Tendência crescente

Não foi apenas na área dos caminhões e ônibus que o consórcio registrou aumento nas vendas. Na área de implementos o fenômeno se repetiu, desde 2015, em que tivemos um aumento de 11% nas vendas. Mas porque isso acontece?

“Os transportadores usam o consórcio como forma de aquisição de produtos em tempos de financiamento escasso”, explica o gerente Comercial do Consórcio Guerra, Fábio Correia, que administra uma carteira de 8 mil cotas ativas.

Consórcio de caminhão: Vantagens

Os números são extremamente positivos, mas a dúvida de muitos gira em torno do tema “consórcio de caminhão: vantagens”. A verdade é que existe uma variedade de características que tornam todo esse processo positivo.

Uma das principais vantagens do consórcio é o tempo de pagamento, que pode atingir até 110 meses, o que reduz o valor das parcelas e torna a aquisição de um caminhão possível.

Outro ponto positivo é a aprovação de crédito. “O caminhoneiro que vem pagando o consórcio mês a mês, quando é contemplado, não tem problema para a aprovação de crédito, pois ele já mostrou que é bom pagador e que a parcela cabe no bolso dele”, explica Ronald Torres, da Rodobens Consórcio.

“O banco paga uma taxa pela captação de recursos e repassa ao cliente final, assim como os custos da inadimplência. No consórcio, todos colocam dinheiro em um fundo, com toda segurança, e todos os meses têm contemplação. A taxa de administração do consórcio é de 11,5% no período de 96 meses. No caso dos bancos, eles chegam a cobrar essa taxa ao mês”, completa.

Com um planejamento a longo prazo, o consórcio se torna uma ótima opção, pois é possível “fazer dinheiro” enquanto arca com a compra de um caminhão ou de implementos. Esse é um custo baixo sem entrada e com ótimas condições.

O Consórcio: Como funciona

O consórcio Mercedes-Benz, oferecido em parceria com a rede de concessionários, assegura muitas vantagens aos participantes e se torna uma ótima alternativa para o cenário econômico atual, com a falta de crédito no mercado.

A marca explica em seu site um pouco de todo o processo “Os interessados podem acompanhar as assembleias ao vivo pela internet, o que proporciona mais comodidade e transparência aos participantes. Para maior atratividade aos consorciados, são oferecidos sorteios extras de veículos para todos os grupos disponíveis”.

Ricardo Alouche, da MAN, destaca a taxa de administração competitiva em relação aos financiamentos disponíveis no mercado, inclusive Finame, e possibilidade de programação para recebimento do veículo como algumas vantagens principais:

“Financeiramente o consórcio é mais vantajoso que diversos tipos de financiamento, pois traz muitas vezes prêmios especiais como viagens para o consorciado, dentre outros atrativos”.

Dessa forma, ir atrás e se inteirar um pouco mais sobre o assunto pode ser muito importante e proveitoso. Um consórcio de caminhão é uma ótima opção para os que desejam aumentar a frota ou começá-la, de forma acessível e prática.