Desafios da logística de transporte para as commodities

02/04/2019 às 5:10 - Atualizado em 29/03/2019 às 5:13

As commodities possuem grande importância na economia brasileira, muitas vezes ajudando a determinar se o PIB do país será favorável ou não em determinado ano. E uma parte essencial para o sucesso desse setor é a logística de transporte, a responsável por fazer o trajeto mais eficiente desses produtos primários até o consumidor ou à exportação.

Apesar disso, é um verdadeiro desafio transportar uma carga no Brasil em segurança, com rapidez e eficiência. Isso porque, grande parte das vias são problemáticas e existem muitos fatores que tornam os fretes mais caros e problemáticos, como a falta de segurança e a dificuldade para variar o modal.

Um recorte do transporte brasileiro

A respeito da importância do Brasil na produção de grãos, podemos enfatizar os estados do Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás. Esses são os responsáveis por elevar a produção brasileira e favorecer o alto número de exportações.

Porém, partes desses territórios sofrem com a mobilidade e o escoamento da safra. Vale ressaltar que é muito difícil considerar uma logística eficiente nos casos em que  a própria geometria do local não favorece o transporte.

Nesse sentido, podemos lembrar da última Pesquisa CNT de Rodovias, que mostrou que 57% das estradas brasileiras são consideradas problemáticas e classificadas como regulares, ruins ou péssimas.

E para muitas produções em grande escala, o modal rodoviário é essencial para que as cargas sejam levadas até portos e até grandes centros consumidores, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Importância das commodities

Diante desse quadro, é sempre válido ressaltar a importância das commodities brasileiras. Pode parecer parte da rotina de muitos empresários, mas é essencial compreender que esses produtos primários são essenciais e devem ser prioridade para qualquer governo.

Podemos lembrar nesse momento que, dados da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento ressaltam que as commodities representam aproximadamente 69% das exportações brasileiras.

Essa informação revela que deveria ser de extrema importância para o governo realizar melhorias, não só nas rodovias que fazem a ligação entre produtores e portos, mas também nas ferrovias que poderiam realizar esse deslocamento.

Propostas do novo governo para a logística no transporte de commodities

Nomeado como Ministro da Infraestrutura do governo de Jair Bolsonaro, Tarcísio Gomes de Freitas já divulgou em seu discurso de posse algumas de suas principais medidas para o transporte de carga.

Segundo o político, as forças do governo devem se concentrar na união com o setor privado e nas concessões. Utilizando como argumento o sucesso das rodovias paulistas, Tarcísio quer entregar à iniciativa privada diversos outros trechos de vias pelo país.

Operação Safra

Além disso, o Ministro pretende, junto ao DNIT, estruturar a “Operação Safra”. Essa, seria uma força tarefa com o apoio do Exército brasileiro e da Polícia Rodoviária Federal. O propósito é realizar o tráfego das commodities do Mato Grosso em direção aos portos do Arco Norte.

A importância de uma logística integrada

Outra medida para auxiliar o local será a prorrogação antecipada de ferrovias que já estão concedidas, como o trecho que liga Água Boa, em Mato Grosso, até Campinorte, em Goiás. “Com essas ações, a participação do modus ferroviário na matriz de transporte deve dobrar até 2025”, garante Tarcísio.

E para isso, é essencial unir as forças do poder público com o setor privado, que deve ser o responsável por investimentos e pelo avanço das ferrovias e outros modais brasileiros. Assim será possível criar uma logística integrada e totalmente otimizada.

De fato, a logística de transportes no Brasil é complexa e requer muita atenção. Como um país continental, devemos dar atenção aos diferentes meios de locomoção e proporcionar as melhores faces de cada um, melhorando o tempo e possibilitando aumento dos lucros para os produtores e para as transportadoras.