Grupo JCA incorpora 73 double deckers de última geração à frota

25/07/2016 às 10:09 - Atualizado em 25/07/2016 às 10:09

Grupo JCA incorpora 73 double deckers de última geração à frota

Grupo JCA incorpora 73 double deckers de última geração à frota e demonstra que mercado confia na regulamentação das autorizações

perspectiva de regulamentação da autorização de tráfego no transporte rodoviário interestadual de passageiros já mexe com o mercado de ônibus rodoviários no Brasil. O restabelecimento da confiança e o fracasso da aviação acessível, que na realidade mais parece tema de palanque eleitoral, devem elevar substancialmente as vendas de chassis de grande porte e potência a partir do próximo ano.

Um exemplo mais que claro disso é o investimento de R$ 70 milhões realizado pelo grupo JCA na compra de 67 ônibus Double decker, 61 deles da configuração 8×2 e os 6 restantes com chassi 6×2 estes com 360 cv. Os carros passam a servir as linhas regulares das viações Catarinense, Cometa, 1001 e Rápido Ribeirão Preto.

Mas, pela tradição e compromisso perene de pioneirismo quando se trata de veículo e de conforto aos passageiros, o carro escolhido para mostrar as qualidades dos novos ônibus do grupo foi um Cometa, que recebeu sobre seu chassi Scania K 440 8×2 a carroceria Marcopolo Paradiso 1800 DD.

O Double decker se aproxima ainda mais do transporte aéreo ao oferecer uma Primeira Classe, instalada no piso térreo do ônibus e uma Executiva no primeiro andar. E, literalmente, os passageiros vão se sentir nas nuvens.

No primeiro piso estão seis poltronas leito-cama em couro que se reclinam 180° e 44 no piso superior em poltronas semi-leito. Os salões de passageiros oferecem ainda muitas comodidades aos passageiros: monitores LED de 23 e 15 polegadas, DVD, ar condicionado, wi-fi, tomadas de recarga para celulares, notebooks e tablets, iluminação totalmente em LED e um banheiro para cada piso.

Com mais de 60 anos, o grupo JCA transporta 70 milhões de passageiros/ano e conta com 9 mil funcionários e 2.878 ônibus operacionais, 487 deles urbanos. “Reafirmando nossa vocação pelo pioneirismo estamos investindo no melhor ônibus que se pode ter no Brasil”, comemora Carlos Otávio de Souza Antunes, diretor do Grupo JCA.

Referência

Depois que seu pai, seo Jelson, escalou a catraca: de assistente mecânico à posição de proprietário de um dos maiores grupos do transporte rodoviário de passageiros e ainda por cima com a compra do maior ícone do segmento, a Viação Cometa, Carlos Antunes quer ir ainda além das aspirações do pai: “Nossa meta é ser referencia mundial no setor.”

Realmente, pela imponência e nível de conforto dos novos carros é de se acreditar em tal pretensão. Os Double deckers têm tudo que se pode comprar para um chassi de 14 metros e uma carroceria que o leva a 4,10 m de altura, com um detalhe importante: os valores de tarifa continuarão iguais.

Rumo ao futuro, os novos ônibus integram um grande pacote de tecnologia e segurança. Os carros foram equipados com sistema de freios EBS, que conjuga o governador ABC ao controle de tração, suspensões dianteira e traseira pneumáticas, sistema antitombamento, rodas de alumínio, o Scania Driver Support, um tutor eletrônico instalado no painel, que auxilia o motorista com dicas em tempo real para otimizar a condução; sistema de freio auxiliar Scania Retarder e a transmissão automatizada Opticruise de quarta geração.

Ou seja, os chassis Scania e as carrocerias Marcopolo Paradiso estão muito além em características que os célebres Dinossauro da Viação Cometa, que no século passado eram tão admirados pela carenagem de alumínio e o câmbio sincronizado invertido, cuidado tomado pelo comendador Tito Masciolli, fundador da empresa, na busca de dar mais conforto aos motoristas. Isso porque, na estrada, as cambiadas com frequência quase absoluta acontecem nas marchas altas.

Para a Scania, o negócio tem grande significado, pois trata-se da maior negociação dos últimos dez anos. “Esse é o negócio mais importante que fizemos com o grupo na última década”, comemora Ciro Pastore, responsável por vendas de chassis rodoviários da Scania do Brasil. Falando em importância, é bom lembrar que a Viação Cometa foi por décadas o maior frotista Scania do mundo.