Poupa tempo

07/12/2016 às 2:27 - Atualizado em 17/01/2017 às 3:11

Novo padrão global de atendimento na rede de concessionárias Scania diminui em até 75% o tempo de veículo parado para manutenção preventiva

No momento em que 27% de suas vendas já incluem programa de manutenção premmium, a Scania do Brasil passa a adotar um novo padrão de se serviços e modo de operação que permite atender os clientes da marca com tempos de parada até 75% menores.

E a ideia surgiu de longos anos de experiência e reconhecida referência na disponibilidade de peças em todo o país. Tomando a própria fábrica da Scania como modelo, o novo sistema de atendimento reconhece quais os serviços necessários à manutenção preventiva do veículo e já separa um kit especialmente para aquela demanda.

“Antes o veículo chegava e então havia uma série de procedimentos, pedidos de peças e produtos, negociação e tudo mais”, lembra Fábio Souza, diretor de Serviços da Scania Brasil. Agora, com o agendamento, o veículo chega ao Box e a manutenção já começa a ser executada.

O modus operandi faz parte de um novo padrão de serviços mundial da montadora, procedimentos que levaram em conta as melhores praticas de nada menos que 1.500 concessionárias ao redor do mundo. O “Ovo de Colombo” é a inversão das ações de manutenção, de maneira que o caminhão para apenas depois de todos os detalhes acertados, das necessidades às negociações finais com o proprietário.

O processo tem oito etapas distintas, desde o agendamento, tipo de serviço, formação de kits e combo de peças, inspeção inicial, realização do serviço, acompanhamento de prazos e certificação de qualidade. Através de um grande painel os técnicos da concessionária acompanham os serviços e ficam de olho nos tempos, podendo até interferir se necessário.

Resultado, com o maior número de atividades realizadas antes do estacionamento no box ou valeta, detalhes que compunham até 75% do tempo de parada já foram concluídos, restando apenas o tempo de serviço efetivo. Com a conclusão dessas tarefas, algumas delas burocráticas, com o veículo ainda fazendo frete, o índice de disponibilidade dos veículos disparou e a rentabilidade avançou.

Laboratório 

Essa é uma das grandes vantagens de ter pelo menos um grupo de concessionárias próprias, onde são experimentadas novas soluções, consideradas várias possibilidades e confirmados resultados que vão agradar e cativar a clientela.

Gustavo Andrade, gerente de Desenvolvimento da Rede de Concessionárias da Scania no Brasil, diz que o novo processo já é operado por 30 das 122 casas da marca desde o ano passado, mas tudo foi inicialmente testado na casa Codema de Guarulhos, SP.

Mas, não só os clientes Scania ganham com isso, com cálculos e recálculos de conferência, a produtividade dos concessionários cresceu 10% desde a implantação do novo padrão de serviço.”Todas as complicações que ocorriam ao longo do processo cessaram e o veículo chega à oficina apenas para realizar o necessário e rapidamente”, diz Andrade. Graças ao novo sistema, o empresário de transporte sabe em quanto tempo seu veículo será liberado.

Para atender a clientes em localidades distantes, os novos planos contemplam contrato de manutenção local. “Normalmente é possível nesses casos oferecer preços mais atrativos”, diz Souza, em comparação com os preços nacionais. A explicação está na mão de obra mais barata, assim como o valor agregado de imóveis etc.

Lastro

A rede Scania opera hoje com cinco programas de manutenção diferentes, o Premium, Trem de Força, Standart, Compacto e Scania Mais. Para facilitar ainda mais a vida dos clientes, a Scania lançou este ano o Sistema de Troca, que oferece garantia de 12 meses e substituição da peça desgastada por outra remanufaturada, com qualidade de peça nova, mas com preço até 50% mais barato que uma original.

Outra novidade deste ano foi a Campanha de Vendas, pela qual um pacote de peças passou a ser oferecido com mão de obra incluída e abragência nacional. Ou seja, permite ao usuário Scania fazer o serviço em qualquer concessionária e com preço tabelado e pré-estabelecido.

Sergio Pupo, diretor da Codema Scania, que opera oito revendas da marca e 137 boxes, vê com otimismo a crescente importância do segmento de serviços no faturamento das concessionárias. Ele avalia que a expectativa da Scania de que o segmento de serviço cubra todos os custos fixos das  concessionários é perfeitamente plausível.

“Neste momento, excepcionalmente, devido a maior das crises de vendas de produtos da história, o faturamento com os serviços equivale a 60% do total, porém a médio prazo o pós-venda terá peso maior que 50% mesmo em tempos de economia estável.”

A confiança, com certeza, é decorrente do crescimento firme das vendas de novos com contratos de manutenção. “Ao longo dos anos os contratos de manutenção de todos os tipos vem crescendo e já representam entre 30 a 34% da comercialização de veículos novos. Creio que cumpriremos a meta de chegar à média de 55% de participação sobre os veículos vendidos até 2022”, prevê Pupo.

 

Texto: Pedro Bartholomeu