Scania apresenta sua linha de Ônibus Pesados

27/07/2016 às 9:57 - Atualizado em 27/07/2016 às 9:58

Scania apresenta sua linha de Ônibus Pesados

Scania apresenta sua linha de ônibus pesados, que inclui articulados de três e quatro eixos e biarticulado, além de veículos a etanol e biometano

Matéria da Revista Edição nº126, no ano de 2015

Estabelecida num dos países com mais alta taxa de urbanização do mundo, cerca de 80%, a Scania acaba de lançar sua nova linha de chassis de ônibus para sistemas de ônibus segregados e expressos, os já populares BRT, ampliando seu portfólio de produtos para o transporte urbano de passageiros.

A partir de agora, a Scania conta com a maior variedade de chassis pesados, desde o 15 metros – que tem sua maior frota do mundo operando na cidade de São Paulo -, o articulado, o articulado de quatro eixos e o biarticulado, além das versões movidas a combustíveis alternativos como o etanol e o biometano GNV.

Além do grande número de opções que apresenta ao mercado, a Scania inicia uma nova fase e um novo formato de atuação no mercado de ônibus urbanos no Brasil. A nova estratégia é deixar de vender apenas os chassis para comercializar soluções completas para cada perfil de operação e aplicação dos clientes.

Para Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Ônibus da Scania Brasil, o departamento passa a atuar de uma forma diferente, apesar de a preocupação sempre tenha sido a de oferecer o melhor. “Agora temos uma nova estrutura e ela será ainda mais eficiente na busca da solução perfeita para o cliente”, assegura.

Munhoz diz que o departamento deixou de comercializar apenas o chassi e agora se preocupa com mobilidade, operação e o passageiro com mais foco ainda, oferecendo uma solução ajustada a cada tipo de necessidade e que produza a maior rentabilidade possível ao empresário.

Por isso, a partir de agora, a montadora passa a oferecer o maior número de opções para os corredores de ônibus rápidos, de maneira a atender as mais diferentes demandas e regiões. Anunciado com pompa de um “ônibus que pode tirar até 135 carros das ruas”, o biarticulado tem capacidade máxima para 270 passageiros nos seus 28 metros de comprimento.

O biarticulado Scania F 360 HA 8×2, é tracionado por motor dianteiro de 13 litros de baixa rotação, que desenvolve 360 cv e conjugado de 1.850 Nm, com caixa automática Allison e suspensão a ar. “Agora temos uma completa gama para o transporte urbano a partir dos carros de 12 metros”, comemora Munhoz.

Ele ainda complementa que a engenharia da Scania concebeu um biarticulado que apresenta baixo custo operacional e alto desempenho, unindo economia de combustível, com dirigibilidade, confiabilidade e alta disponibilidade operacional. 

A transmissão automática Allison B 516R, de seis marchas, tem retardador e foi desenvolvida para economizar combustível através da redução da carga no motor quando o veículo está parado. Menores tempos de percurso são garantidos pelas trocas de marcha ideais para obtenção de maiores velocidades médias.

A capacidade de carga é de 43,5 toneladas, segundo a Scania a maior do mercado, permite transportar 270 passageiros. O biarticulado, garantem, pode apresentar um custo passageiro/km até 40% menor que o de um articulado normal.

Para garantir total segurança, a suspensão a ar conta com quatro foles nos eixos traseiros, freios a tambor com sistema eletrônico ABS, para garantir a mínima distancia e tempo de frenagem, e sistema EBS, além de controle de tração. Isso sem falar do sistema de freio auxiliar Scania Retarder.

O portfólio da Scania para os sistemas BRT cobre quase todo o ciclo de alimentação e transferência dos corredores segregados modernos. Desde as linhas alimentadoras de alta densidade com os padron de 12 e 13 metros aos chassis de 15 m e, para as linhas troncais, três tipos de articulados os de 18, 20 e 23 metros até o biarticulado de 28 m.

Os carros de 12, 13 e 14 metros podem ter motorização de 250 cv e 270 cv e chassis K UB e K IB e opção de combustível diesel/biodiesel e etanol. O Scania 15 metros pode tem engenho de 270 cv ou 310 cv dependendo da aplicação com chassis K UB ou IB 6×2*4. Os UB tem piso baixo e os IB piso normal.

Os articulados de 18 e 21 metros tem motor traseiro com tração de 310 cv para misturas diesel/biodiesel e configuração 6×2/2 e 8×2/2. O de 28 metros tem motor dianteiro e foi desenvolvido para a maioria dos sistemas brasileiros de BRT que não têm restrição à configuração. “Nos F foram instalados sistemas de isolamento térmico e acústico, para oferecer o maior nível de conforto aos passageiros”, comenta Munhoz.

Já em São Paulo testes com os chassis de biometano apontam grandes resultados para a soluções. Apesar de 20% mais caro que a versão diesel piso baixo, em decorrência dos custos de instalação dos tanques no teto, depois de 5 mil km rodados o uso do biometano aponta para uma economia de 28% nos custos por quilômetro: R$ 0,89 contra R$ 1,26 do diesel. “O carro a biometano está saindo e acreditamos que sua amortização poderá ocorrer em um ano e meio.

Outra solução desenvolvida pela montadora sueca é o ônibus movido a etanol da categoria de 270 cv. Na cidade de São Paulo já rodam 60 ônibus movidos a etanol, 50 deles são da MobiBrasil e 10 da Tupi Transportes. Tais veículo emitem 90% menos gás carbônico e obedecem às regras da prefeitura local, que tem um ambicioso plano de ter uma frota de ônibus urbanos totalmente limpa até 2018. 

Celso Mendonça, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Scania, define os rumos da montadora na área de preservação do meio ambiente: “Nossa proposta é trabalhar com uma matriz energética mista, com diferentes opções em combustíveis renováveis.”

O sucesso da empreitada para ele é unir veículo, motorista e serviços. “Um veículo moderno e com todas as manutenções em dia economiza componentes, reduz o consumo de combustível e coopera com o meio ambiente”, ensina.

Apenas o motorista é capaz de economizar até 10% de diesel e reduzir o desgaste de peças e componentes. Aliás, esta é a ideia de disseminação da utilização de articulados e biarticulados através dos sistemas BRT, um só veículo, com um só motor, substituindo dois ou até três ônibus menores, muito mais poluidores, portanto.   

Nova Postura

O que mais importa é oferecer a melhor solução para o cliente, querem os dirigentes da Scania. “Queremos oferecer aos operadores, membros de órgãos gestores do transporte público e outras autoridades o conhecimento que adquirimos ao redor do mundo em soluções para a mobilidade urbana eficiente”, diz.

Para fazer esse papel, foi criada uma área de desenvolvimento do mercado de urbanos, com a missão de cuidar da antecipação de compra e das necessidades do cliente, oferecendo a ele uma análise sobre as possibilidades de cada sistema específico, através de “desenhos” customizados.

Tal serviço englobará até a seleção dos veículos ideais, segundo os mais aconselháveis modelos alimentadores e troncais, serviços, programas de manutenção adequado etc. Enfim, todos as informações necessárias para que cada tipo de serviço apresente a maior rentabilidade. 

“Nossa meta é antecipar as necessidades dos clientes”, explica Alan Frizeiro, gerente de Operações de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil. A ideia é conquistar o cliente superando suas expectativas.