UBus o sistema de transporte sob demanda

21/06/2018 às 1:33 - Atualizado em 21/06/2018 às 1:33

UMA NOVA ALTERNATIVA

Começa a rodar o UBus, um sistema de transporte sob demanda cuja meta é complementar os serviços das empresas urbanas regulares de passageiros.

É O conceito foi tentado ainda na década de 80 no Japão, mas envolvia a rede regular de pontos de ônibus. Funcionava como o estabelecimento de rotas por demanda, juntando os pontos de pedidos de transporte em bairros de baixa densidade populacional.um novo conceito para a mobilidade urbana que começa a ser concretizado em São Bernardo do Campo, SP, o UBus promete revolucionar o transporte coletivo. Trata-se de uma plataforma inédita para o transporte de passageiros sob demanda, com o objetivo de desenvolver e operar em parceria com as concessionárias.

Aqui no Brasil, a meta para os idealizadores é incrementar a eficiência e otimizar a mobilidade da população. “O que fazemos é transformar as informações sobre o fluxo das linhas e a demanda por região em inteligência operacional”, diz Rodney Freitas, CEO do UBus, que acrescenta:

“É uma opção mais segura, confortável e ágil para os passageiros.”

Vem à tona então o maior problema brasileiro da atualidade, a segurança. E nada como não se expor em pontos de ônibus comuns e abarrotados na hora que se precisa, pois o UBus funciona via celular.

A primeira parceria foi firmada com a SBCTrans, de São Bernardo do Campo, SP, e por isso mesmo será o piloto do conceito. Para tanto, o município receberá quatro vans, para servir a duas linhas e será aberto ao público em geral a partir do próximo mês.

“A prefeitura de São Bernardo do Campo e a concessionária SBCTrans estão trabalhando fortemente em ações de melhorias e inovação, focadas na mobilidade urbana. Por isso, apresentamos o projeto a eles, que foi imediatamente aceito. Entendemos também que fatores como volume de passageiros, veículos, rotas e proximidade com a capital paulista são diferenciais importantes para o piloto”, explica Freitas.

Ele acredita que a partir de maio o projeto já poderá ser operado em outras cidades e adianta que negociações estão em andamento com outras concessionárias de transporte publico. “Nossa expectativa é alcançar 10 mil clientes em cinco munícipios”, calcula.

As vans UBus contam com Wi-Fi, ar-condicionado, TV, carregadores de celular e água. O tipo e configuração do veículo é uma decisão do concessionário, conforme a demanda das linhas e podem ser adicionados micro-ônibus ou até mesmo ônibus para circular por meio da plataforma.

Na prestação desse serviço, a UBus utiliza de três interfaces, que reúnem num banco de dados o veículo, o cliente e a forma de pagamento. O usuário escolhe seu destino final e insere na ferramenta, recebendo as alternativas de rotas do aplicativo.

A passagem é comprada na hora de escolha do percurso e a aquisição pode ser realizada por cartão de crédito ou débito, o que gera um QR Code para acesso ao veículo. Nesse mesmo momento, ao feitio das passagens aéreas, o comprador escolhe a poltrona de sua preferência.

Uma comodidade a mais é que, embora as vans utilizem um trajeto pré-estabelecido não há pontos específicos de parada e o passageiro pode acessar a van em qualquer local dentro da sua linha. Para isso ser possível, o sistema avisa o motorista quando este estiver se aproximando do passageiro, facilitando seu embarque.

Por meio de geolocalização, o passageiro é direcionado para a linha mais próxima de onde está e, no final da viagem, irá deixa-lo no local mais perto do seu destino ou do ponto de conexão com outro modal de transporte urbano.

As vantagens não param aí. Todas as viagens são agendadas e com horário pré-determinado pelo passageiro. Resultado, os tempos de espera anteriores podem agora ser gastos em outras atividades.

No caso de clientes constantes, como trabalhadores, estes podem fazer compras por lotes, garantindo maior tranquilidade no dia a dia. Pode-se adquirir lotes semanais ou mensais. Mas tal comodidade não obriga a viagem do usuário, que, em certas situações, pode alterar o horário pelo próprio aplicativo. Nos casos de compra de lotes, a UBus concederá descontos na tarifa, em comum acordo com a concessionaria da linha.

O UBus oferece várias possibilidades: definição de rota (partida e destino), escolher o melhor trajeto, reservar assento, pagar, acessar o ticket de embarque (QRcode), comprar lote, agendar compra e chat com o Sac.

Além de seguir todas as normas dos ônibus comuns em circulação, as vans têm como motoristas condutores da própria concessionária, bem treinados e aptos para o transporte coletivo.

Da mesma forma, as vans obedecem planos de manutenção preventiva e revisões e, em caso de eventual acidente, oferecerão as mesmas coberturas e atendimento do transporte regular.

Pelo número de vantagens que oferece, Freitas acredita que o sistema merecerá uma migração tanto dos usuários de automóvel e taxi como também os passageiros do transporte coletivo convencional. O detalhe, pelas próprias características não haverá passageiros em pé nas vans do sistema UBus.

Tags: