Veloe: novidade no mercado conta com pagamento eletrônico para pedágios

06/12/2018 às 2:30 - Atualizado em 10/12/2018 às 8:31

Uma das maiores dificuldades dos caminhoneiros nas estradas é ter que enfrentar longas filas de pedágio, que acabam atrasando a viagem. Além disso, a verba para esse custo é sempre muito trabalhosa às empresas, que precisam verificar os pedágios do percurso e sempre atualizar a tabela de preços para o repasse.

Mas uma nova marca entrou no mercado para mudar a experiência do motorista e da empresa com os pedágios. A Veloe, iniciativa do Banco do Brasil, Bradesco e Alelo, é a nova bandeira de pagamento eletrônico que visa integrar principalmente os pedágios, mas também outros serviços, como estacionamentos e abastecimento.

Como a Veloe funciona?

O serviço da Veloe pode ser utilizado tanto por empresas, que podem se cadastrar usando o CNPJ, mas também caminhoneiros autônomos, usando o CPF. Além disso, os clientes Bradesco e Banco do Brasil possuem vantagens e condições especiais para utilizar o serviço.

Basicamente, a empresa ou pessoa física baixa o aplicativo da Veloe, escolhe o plano que se encaixe e faça sentido com as suas necessidades e solicita o envio da Veloetag. A Veloetag é o adesivo que deve ser colado no parabrisa a fim de identificar o carro e marcar as cobranças.

Quando receber o adesivo, é só colar no carro, fazer a ativação pelo aplicativo e pronto! E só sair andando. Todas as ações e controle da conta podem ser feitas pelo app.

Tipos de planos

Assim como o cadastro pode ser feito com o CPF e o CNPJ, os planos da Veloe também são divididos em pessoa física e jurídica. Todas as modalidades são pré-pagas, utilizando o cartão de crédito.

Para a primeira opção, é possível ter o plano total e o estrada. O total é feito por recarga automática e o motorista tem liberdade de usar o pagamento automático em diversos lugares, como estacionamentos de shopping e pedágios. Já a opção estrada abrange apenas os pedágios, ideal para quem viaja bastante.

Para os planos empresariais, a Veloe oferece condições exclusivas e taxas menores dependendo do número de carros que serão utilizados, uma boa vantagem para quem está na estrada ou na rua o dia todo.

Quais são os benefícios?

Os benefícios de contar com a Veloe são diversos, mas de longe o principal é a praticidade. Com o controle de sua conta na palma da mão, é possível acessar todos os valores gastos, contestar alguma fatura que veio errada, alterar o veículo que está sendo usado e solicitar a Veloetag pelo próprio app.

Sem contar com o fato de esquecer das filas em pedágios e ter que sempre contar com dinheiro vivo, já que as cabines não aceitam pagamento pelo cartão.

Além disso, se você tem uma empresa, é possível controlar quantos veículos seus estão com a Veloe, acompanhar quanto cada carro está gastando e qual é o valor médio e tudo isso é feito apenas por uma conta.

O futuro da Veloe

A Veloe ainda é muito nova no mercado e concorre com dois grandes nomes que já dominam o mercado de pagamento eletrônico de pedágios no Brasil. Entretanto, por mais que a sua cobertura se concentre apenas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a marca pretende expandir pelo resto do Brasil até o final de 2018.

Além disso, a prospecção da marca segundo a Alelo é que, até o final de 2020, a Veloe conte com 1,5 milhão de usuários. A principal estratégia deles no mercado é trabalhar com a fidelização dos clientes e dar diversas vantagens a eles, estimulando o uso da marca e, principalmente, da tecnologia.

O brasileiro ainda tem o costume de encarar as filas dos pedágios e ficar nas filas de shopping para pagar o estacionamento. Por isso, o objetivo da marca é mudar essa mentalidade e mostrar ao usuário que não há necessidade de perder tempo, já que a Veloe faz isso automaticamente.