Ao gosto do cliente

07/12/2016 às 2:14 - Atualizado em 17/01/2017 às 3:11

Fabricantes lançam novas famílias de pneus para garantir maior economia de combustível e durabilidade de carcaça e rodagem aos seus usuários

O segundo item mais dispendioso dos itens variáveis da planilha de custos operacionais tem merecido atenção cada vez maior por parte dos frotistas na hora de economizar e também como meio de monitorar a maneira de dirigir dos motoristas.

Os novos pneumáticos para veículos comerciais por causa disso integram uma série de soluções, que interferem desde os custos operacionais, incluindo a durabilidade dos pneus, o consumo de combustível e a segurança operacional.

Para atender a essa demanda dos transportadores, Bridgestone, Goodyear e Continental desenvolveram novos produtos para veículos comerciais, segmentos onde o peso dessas despesas é exponencial na competitividade das operações.

O foco da vez são os pneus para veículos urbanos, onde os itens principais são a resistência da carcaça ao para e anda diário do transporte de passageiros, às constantes manobras dos serviços de distribuição de cargas e a buraqueira geral, que afeta a ambos os segmentos.

De olho nisso, a Goodyear apresentou a complementação dos produtos da família MaxSeries, que agora incorpora um refinamento dessa família, com o lançamento do CityMax Plus na medida mais utilizada pelas frotas urbanas de ônibus e caminhões, a 275/80R22,5 com capacidade de carga de 3250/3000 quilos prometendo uma durabilidade 8% maior em relação à versão anterior.

Para agradar os transportadores em geral, os técnicos da Goodyear integraram ao projeto do novo pneu um novo desenho que aumenta a área de contato do pneu com o solo de acordo com o uso e assim incrementa a quilometragem da banda original.

Obviamente a base de tudo é um novo composto especial de banda de rodagem, que combina partes de borracha sintética, natural e sílica de tal maneira a elevar a resistência aos severos trabalhos urbanos, tanto no segmento de carga como de passageiros.

Essa possibilidade se apóia na tecnologia Duralife, que garante maior durabilidade à carcaça e portanto maior número possível de recapagens ao pneu, redundando em maior quilometragem final do produto. Condições que levam a um menor CTO, custo por quilometro durante a vida útil.

Para agüentar a pancadaria diária nos buracos, entre 4 mil a 5 mil cambiadas no anda-e-para sem fim das linhas de ônibus e veículos de distribuição, a Goodyear tratou de produzir um pneu com quatro cintas estabilizadoras de aço, com o objetivo de proteger ao máximo a carcaça, que é afinal o que suporta as várias reformas feitas no pneu.

Outra solução para permitir o desgaste regular da banda de rodagem foi o desenvolvimento da tecnologia Waffle Blade, uma ligação flexível entre os blocos de borracha. Com ela, no caso de frenagens e curvas, a menor movimentação dos blocos permite ao pneu trabalhar mais frio, proporcionando maior preservação da carcaça.

Nas extremidades dos blocos, as bordas serrilhadas conferem maior poder de tração, menor patinagem e também menor esforço ao motor. Resultado, maior economia de combustível pelo incremento de aderência.

A Bridgestone, por sua vez, coloca nos suportes sua mais nova linha de produtos Ecopia, caracterizados pela inclusão de parâmetros de sustentabilidade em sua construção e operação. Para lograr essa façanha, os Ecopia foram projetados com materiais que minimizam a resistência ao rolamento e, portanto, aumentam a eficiência energética, ajudando a diminuir a emissão de dióxido de carbono graças a economia no consumo de combustível que proporcionam.

Além das sete medidas adequadas para os automóveis, a Bridgestone mostrou duas exclusivas para o transporte rodoviário comercial: o M792 e o R268, para utilização por caminhões e ônibus.

Recapabilidade

O mote de lançamento, obviamente, também foi o de permitir às empresas de transporte baixar os custos operacionais da frota.

“A Bridgestone desenvolveu novos conceitos na construção de pneus para oferecer maiores cuidados com o meio ambiente, desempenho superior, segurança e economia”, diz Concheta Feliciano, diretora de marketing da Bridgestone. Dentro desses parâmetros, os pneus Ecopia foram projetados para minimizar a resistência ao rolamento, aumentar a eficiência energética e manter a máxima durabilidade.

Desenvolvidos para o segmento de caminhões e ônibus rodoviários – são os primeiros modelos de carga da linha Ecopia -, os pneumáticos M792 e R268 atendem a todas as necessidades dos frotistas.

O R268 Ecopia foi projetado para ser usado em eixos direcionais, livres e de tração moderada, enquanto o M729 é ideal para eixos de tração. Os dois modelos apresentam grande índice de recapabilidade e estão disponíveis na medida 295/80R22,5.

Segundo Concheta, esses lançamentos são excelentes exemplos de como a Bridgestone continua inovando para atender as necessidades de seus clientes. “Sabemos que, eficiência de combustível e performance são itens importantes para os motoristas na hora da compra e sustentabilidade é fundamental para a sociedade e o planeta, por isso, concentramos nossos esforços para desenvolver produtos que ofereçam estes atributos.”

Combinando seleção de compostos, desenhos e disposições, os pneus apresentam como principais predicados a baixa resistência ao rolamento, que, segundo Marcelo José Nunes da Cruz, gerente de Planejamento de Produto Marketing – divisão Cargo, proporciona um consumo de combustível 2% menor e uma durabilidade 10% maior em quilômetros percorridos.

Esses números acabam por justificar a inflação nos preços desses pneus em relação aos seus antecessores de 3% até 5%. “A contrapartida é mínima diante das vantagens oferecidas pelos novos pneus”, calcula Marcelo Cruz.

Enquanto isso, a Continental iniciou a produção no país das bandas ContiTread, utilizadas pela recapadora própria Best Drive e sua rede de revendas. A principal diferença das novas bandas é proporcionar baixo consumo de combustível, alta quilometragem e capacidade de escoamento de água, além do grande poder de transferência de tração.

Além desses predicados, explica Fernando Peruzzo, gerente de Recapagem da Continental Pneus, a nacionalização da ContiTread confere mais agilidade ao processo de recapagem e na logística de entrega. “Sem falar na redução dos custos operacionais, graças ao elevado nível de qualidade dos nossos produtos.”

As ContiTread estão disponíveis em 12 diferentes versões para atender boa parte da gama de pneus da fabricante. “Nosso portfólio contempla pneus das mais diferentes opções de medidas para os segmentos de longa distância, tráfego regional, urbano e construção, disponíveis em diversas larguras e diferentes carcaças. Ainda este ano introduziremos dois novos modelos, o Conti Hybrid HS3 e o Conti Hybrid LA3.”

Banda especial

A recapadora Best Drive é a primeira da Continental no Brasil e América do Sul e está instalada em Mogi das Cruzes, SP, em uma área de 1.800 m². A capacidade de produção da unidade é de 1.500 pneus/mês e prevê expansão para até 5.000 pneus/mês.

 

texto: Pedro Bartholomeu