Iveco Bus faz parceria com a Mascarello

27/07/2016 às 11:33 - Atualizado em 22/09/2016 às 3:43

Iveco Bus faz parceria com a Mascarello

Depois do 17 t, Iveco Bus faz parceria com a Mascarello e lança o GranClass 150S21, uma nova categoria, e busca a consolidação no mercado

Matéria da Revista Edição nº128, no ano de 2016

Em paralelo às comemorações do primeiro ano de operação no Brasil, a Iveco Bus em parceria com a Mascarello, de Cascavel, PR, apresentou o midiônibus GranClass 150S21, desenvolvido para atender com desenvoltura serviços urbanos e rurais. O 15 toneladas foi lançado na configuração Escolar, mas, em breve deverá atender a outros segmentos do transporte  de fretamento e rodoviário de passageiros.

Humberto Marchioni Spinetti, diretor de Negócios da Iveco Bus, primeiro comemorou um ano auspicioso, apesar da maior crise já vivida pela indústria de chassis no país: “Fechamos o primeiro ano com a venda de 577 unidades, 443 delas por meio de exportações.”

Com o lançamento, a Iveco Bus espera, já no seu segundo ano no Brasil, ter participação destacada entre os quatro fabricantes de chassis que competem na categoria. Aliás, o transporte escolar, graças ao programa Caminho da Escola, é o único que deve garantir as compras – continua a licitação de 1.600 unidades, de um total de 5 mil.

Para atender a essa demanda a capacidade de produção da montadora é de 30 unidades/dia. O chassi foi totalmente desenvolvido em Sete Lagoas, no centro de desenvolvimento da Iveco e foi exaustivamente testado para suportar as péssimas condições da infraestrutura brasileira.

O carro tem um conjunto de diferenciais para atender à demanda, incluindo no rol dos mais importantes o bloqueio de diferencial automático, a potência de 206 cv para proporcionar um baixo consumo de combustível e um balanço dianteiro com ângulo de ataque de 20º, enquanto os chassis urbanos não vão além de 7º.

“Fizemos um chassi capaz de atender plenamente a uma vida útil de 10 anos, bem acima da estimada para a categoria entre 5 a 7 anos”, garante    Gustavo Serizawa, gerente de Marketing de Produto da Iveco Bus. No entre-eixos de 5.180 o GranClass 150S21 transporta 48 alunos, enquanto a versão alongada, de 5.950 e 11 metros de comprimento, pode locomover até 60 alunos.

O carro foi submetido a mais de 234 mil km de testes, para avaliação de nada menos de 342 componentes. “Nós rodamos aproximadamente 40 mil km por todo o Brasil, com representantes do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, para mapear as reais necessidades dos clientes e desenvolver o veículo ideal para o segmento”, diz Serizawa.

O preço sugerido é de R$ 239 mil e inclui duas revisões gratuitas. Devido a alta pulverização – o Brasil tem 5.561 municípios – os fabricantes de chassi devem garantir pontos de manutenção num raio de 200 quilômetros do local de operação do ônibus escolar ou, se a distância exceder a esse limite, colocar à disposição um carro de apoio para serviços volantes.

Flexibilidade

Uma das possibilidades do GranClass na configuração escolar é servir, depois de uma vida útil estimada de 7 anos nesse serviço, como veículo de transporte de trabalhadores rurais, categoria que está prestes a ter uma nova legislação e que é hoje muito mal atendida. 

O conceito do GranClass é idêntico ao do eClass e oferece ônibus prontos, já encarroçados, para atender com rapidez as necessidades do mercado. Isso dá um handicap e tanto para a encarroçadora e montadora, que pode baixar assim a ociosidade da linha. 

O midibus GranClass foi totalmente equipado para a função, desde  equipamento de acessibilidade para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida, como elevador para acesso, uma cadeira de rodas, porta larga com dispositivo anti-esmagamento e saída de emergência, porta-mochila no teto e rede nas costas dos assentos para acomodação do material escolar.

Projetado para trafego em vias rurais, o carro dispõe, ainda, de chassi com suspensão elevada e reforçada, pneus de uso misto, reduções nos balanços dianteiro e traseiro, para facilitar trafego em estradas de topografia acidentada, dispositivo inibidor de abertura da porta com veículo em movimento, limitador de velocidade, câmera e sensores de ré, cintos de segurança em todas as poltronas e proteção nas janelas.

Já o motor N45, um quatro cilindros SCR em linha e 4,5 litros, desenvolve 206 cv e torque máximo de 720 Nm em ampla faixa – de 1.350 até 2.100 rpm. A transmissão FS 5406A, de seis marchas, foi equalizada para operações mistas, rurais e urbanas, e tem acionamento a cabo.

Para maior conforto de motorista e alunos, a montadora integrou ao GranClass direção hidráulica, embreagem hidráulica e dispositivo de bloqueio de diferencial automático.