Mais de 60 utilidades

25/04/2017 às 11:11 - Atualizado em 18/05/2017 às 2:41

As vans e furgões Sprinter chegam aos 20 anos no Brasil e alcançam a liderança na categoria, com uma ampla gama de modelos diferentes

Mercedes-Benz comemora este ano um de seus maiores sucessos ainda em produção, os comerciais leves Sprinter, lançados há 22 anos na Alemanha e há 20 anos no Brasil. Os números espelham a boa aceitação do veículo: já foram produzidas mais de 125 mil unidades mundialmente e 3 mil delas tiveram nosso país como destino.

Produzidos em três modelos diferentes, furgão, van e chassi cabina; e mais de 60 versões, os comerciais leves Sprinter – produzidos em Buenos Aires, capital argentina -, chegaram ao topo do market share no ano passado e continuam à frente no mercado, oferecendo uma série de possibilidades e crescente número de versões customizadas.

Aliás, a própria segmentação de suas vendas mostra as variações que esse mercado sofreu ao longo dos anos. No final da década de 90 e inicio do novo século, a maioria das unidades vendidas era de vans, nada menos que 60% para as empoltronadas contra 40% das versões de carga. Hoje a proporção mais que se inverteu: 65% para os furgões e chassi cabina e 35% para as vans.

Werner Schaal, gerente sênior de Marketing & Vendas Vans da Mercedes-Benz do Brasil, a explicação de tal sucesso está na profusão de opções oferecidas e que privilegiam praticamente todos os segmentos econômicos.

Unindo-se a isso uma crise econômica prolongada e a possibilidade que oferece um veículo do tipo para a abertura de um negócio – em boa parte das vezes com o dinheiro advindo da demissão – o fenômeno dos últimos anos é a versão chassi cabina, que teve sua participação no bolo de vendas saltar de 9% em 2009 para 24% no ano passado.

Outras causas da evolução de vendas dos comerciais leves da montadora estão ligadas ao produto. E não foram poucas as novidades sob este aspecto, desde as manoplas de câmbio no painel, o ar condicionado central e os bancos com reclino, até itens de segurança com o sistema ESP, que a Mercedes disponibilizou em 2012 – no Brasil a obrigatoriedade de oferta do dispositivo só vingará em 2020.

No ano passado, ainda, os Sprinter tiveram incorporado o assistente de vento lateral – CrossWindAssist -, além do farol de neblina direcional, as luzes de circulação diurna e vários itens de conforto como os bancos para as vans.

Não se pode esquecer também do ESP – Programa Eletrônico de Estabilidade Adaptativo, que integra os sistemas ABS, ASR, BAS e EBD, freios a disco em todas as rodas e inúmeros outros itens de série ou opcionais, como o piloto automático, fechamento das portas por controle remoto etc.

Nos últimos 5 anos a participação das Sprinter no mercado cresceu de 14,3% para 26,6%, chegando à comercialização total de 18.091 unidades em 2016. Outra boa razão para isso está no nível de atendimento aos seus usuários, que têm espaços totalmente exclusivos. Já são sete vans centers espalhados pelo país.

Boa parte das 4.800 unidades comercializadas em 2016 foram selecionadas por uma facilidade dos novos tempos: a linha Street dos chassis 313 CDI não é afetada pelas restrições ao trânsito nas zonas de máxima restrição, uma dor de cabeça para os transportadores do segmento de distribuição.

Para este ano o crescimento deverá estar na faixa de 5 a 10%, destaca Schaal, diante das perspectivas de evolução em dois importantes segmentos da economia, o agronegócio e a indústria. No primeiro espera-se um crescimento da safra de grãos para 219 milhões de toneladas e no segundo uma evolução de 1,3% na produção industrial, uma catapulta para o setor de transporte.

Com capacidades variáveis de 3,5 a 5 toneladas de peso bruto e de 7,5 a 15,5 m³ de volume, a linha composta pelos modelos 313 CDI Street, 415 CDI e 515 CDI tem propulsores OM 651 LA de 129 cv até 146 cv e conjugados de 31,1 mkgf e 33,6 mkgf.

No transporte de passageiros, a Mercedes-Benz oferece a van Sprinter 415 CDI com pbt de 3,88 t em versões de 9+1 e 15+1 e comprimento máximo de 5.910 e a 515 CDI com pbt de 5 t para 17+1 e 20+1 passageiros e comprimentos de 6.945 e 7.345.

Para formar as mais de 60 opções somam-se os chassi cabina, as versões de teto baixo e alto e três diferentes entre-eixos, que procuram disponibilizar aos clientes o veículo mais adequado possível à aplicação. Os dois maiores clientes dos Sprinter são as pequenas empresas comerciais e as empresas de transportes e distribuição.