Mercedes-Benz apresenta seus novos rodoviários

24/07/2016 às 9:06 - Atualizado em 24/07/2016 às 9:06

Mercedes-Benz apresenta seus novos rodoviários

Mercedes-Benz apresenta seus novos rodoviários O 500 6×2 e 8×2  e promete mais conforto, segurança e menor custo operacional

Consolidada com uma participação de 67% no segmento urbano, a Mercedes-Benz do Brasil reforça sua oferta de chassis rodoviários, com a apresentação dos novos O 500 RSD 6×2 e o RSDD 8×2 com quarto eixo direcional de fábrica.

Os modelos foram modernizados e repotenciados, agora oferecendo 408 cv de potência, para otimizar a operação de linhas de longas distancias e o fretamento de luxo. Além da sofisticação, os novos O 500 integram um grande kit de segurança, incluindo o sistema ESP, de controle de estabilidade; ABS e ASR, freio eletrônico EBS, freios a disco e retarder.

Para completar, conforto também para o motorista, com a transmissão automatizada PowerShift, sem pedal de embreagem, e sua tripla função de conforto, segurança e economia de combustível.

Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz destaca que as novas regras devem ajudar o segmento rodoviário, que aguardava há 15 anos pela regularização, assim, a autorização já é um grande avanço. “O novo sistema, similar ao da aviação, pelo menos resolveu 60% do problema”, analisa Barbosa. A solução final deve vir em 2015 com a regulamentação das questões técnicas.

Autorização das linhas rodoviárias de longo percurso deve incrementar vendas de chassis pesados Fotos: divulgação

“Para um mercado de 14,2 mil unidades, que segundo a ANTT tem idade média de 9,2 anos, esperamos uma renovação de frota de aproximadamente 8 mil carros em 5 anos, o que deve dar uma média de mais de 2,5 mil carros por ano”, calcula Barbosa.

Com uma participação que subiu de 39 para 45,6%, no mercado acima de 8 toneladas, a Mercedes-Benz avançou quase 6 pontos sobre a participação que detinha em 2013. Para se preparar à nova onda, então, a montadora reforça sua posição entre os chassis extrapesados com configurações 6×2 e 8×2, a faixa top do mercado.

A cereja do bolo, evidentemente, é o câmbio totalmente automatizado PowerShift GO 240 de 8 marchas com retarder e um pacote de sistemas auxiliares de controle de estabilidade, anti-travamento, controle de tração, sistema de elevação, rebaixamento de suspensão e freios a disco.

“Procuramos integrar aos novos chassis tudo o que o empresário gostaria de ter nos carros para obter os melhores resultados e maior eficiência”, lembra Barbosa. Para ele, o aparato de segurança ativa e passiva também repercute no desempenho e na economia de combustível, além do conforto.

O O 500 RSDD 2741 8×2 foi dimensionado para um pbt de 27 toneladas e é tracionado pelo motor OM 457 LA de 6 cilindros em linha de 12 litros, que desenvolve 408 cv e torque máximo de 1.900 NM @ 1.100 rpm. Estas características mecânicas, asseguram os técnicos da MB, possibilitam reduzir os custos operacionais ao mínimo da categoria.        

Já a capacidade técnica é de 10 t nos eixos dianteiros e de 17 t nos traseiros. O chassi vem na versão buggy e permite várias dimensões de entre-eixos e carrocerias de até 14 metros de comprimento, a instalação de Double Decker e Low Driver. A versão RSD 2436 6×2, com motor de 354 cv, continua disponível para aplicações possíveis com menor potência.

A caixa GO 240 de 8 marchas com retarder integrado Voith R 115 E é de última geração, oferece duas marchas em over drive, e torna as mudanças praticamente imperceptíveis. Enquanto isso, o piloto automático Tempomat, também de série, faz companhia ao painel de instrumentos com diagnose “on board”. 

Opcionais são os freios a disco, o eixo traseiro de apoio dirigível com freios a disco e suspensão independente, rodas de alumínio e amortecedores reforçados para os casos de encarroçamento com carros double decker ou low driver.

Barbosa destaca que apesar de o segmento de chassi de ônibus viver um mau momento, com uma queda de 18% nas vendas em relação ao ano passado, a montadora foi a que registrou menores perdas no período. “Como nossas vendas caíram apenas 5% conseguimos crescer em participação”, comemora ele. Entre janeiro a julho a empresa emplacou 6.673 chassis de ônibus. No acumulado do ano a Mercedes registra um market share de 67% no segmento urbano, 45,6% no rodoviário e 44% no escolar de 15 toneladas.