Miniônibus Access Inaugura o segmento Premmium na Volare

26/07/2016 às 8:56 - Atualizado em 26/07/2016 às 8:56

Miniônibus Access Inaugura o segmento Premmium na Volare

Miniônibus Access inaugura o segmento premmium na Volare e oferece motor traseiro, piso baixo, ar condicionado e muito mais

A Volare, tradicional encarroçadora de mini e micro-ônibus brasileira, alcança nova dimensão com o lançamento do miniônibus Access, o primeiro carro da marca com piso baixo e motor traseiro, diferenciais e tanto para um veículo da categoria.

Desenvolvido visando a atender, em princípio, a demanda da capital paulista, o Volare Access exibe um nível de qualidade até agora inédito, apresentando-se como veículo premmium tanto em mecânica quanto em conforto para motorista e passageiros é aplicável no transporte coletivo, seletivo ou escolar.

Projetado também para reunir todos os requisitos desejáveis pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar e pela Secretaria de Direitos Humanos, o novo coletivo da Volare atende com desenvoltura as áreas de transporte escolar, coletivo urbano e de pessoas com necessidades especiais com sua suspensão de última geração.

Roberto Poloni, diretor de engenharia da Volare, começa por descrever a suspensão do Access como um dos grandes atributos do carro. “A suspensão é integralmente pneumática, com quatro foles traseiros e dois dianteiros, que junto com balanços curtos dá grande estabilidade, desempenho e conforto aos passageiros.”

Tudo foi levado em conta, desde o entre-eixos, dimensionado de maneira que o veículo tenha a mesma altura vazio ou carregado. O piso baixo, a utilização de rampa manual para cadeirantes (simples, rápida e barata), espelho de entrada de menos de 20 centímetros e configuração interna e das portas que permite operações de embarque e desembarque sejam feitas entre 15 a 20 segundos são outros predicados do Access.

Poloni explica que a rampa de operação manual tem como principal atributo sua simplicidade e pelo fato de ser imune a panes, ou seja estar sempre disponível. “Ela é prática e barata e é a mais usada na Alemanha”, assegura.

Preço Competitivo

O novo minionibus da Volare já está disponível com preço de R$ 270 mil, preço mais que justo para Poloni: “Apresentamos um carro de última geração com um preço bastante competitivo”, diz ele. As novidades no Access não devem se resumir às apresentadas, o responsável pela engenharia da empresa adianta que estão em estudo poltrona giratória para o motorista e até uma opção de caixa automática para o modelo de nove metros. Para se ter ideia, um miniônibus convencional da categoria apresenta preço médio de R$ 220 mil.

O Volare Access é oferecido em versões que variam de 7.350 até 9.000 mm de comprimento para um pbt de 9.200 quilos. O carro, tem lateral arredondada, o que lhe dá um ar de modernidade e sensação de estabilidade, tem altura externa de 3.130 e largura de 2.360.

De qualquer maneira, o grande diferencial do veículo está no conforto que proporcionam tanto a suspensão integralmente a ar, com sistema de rebaixamento total, como o motor traseiro, que libera espaço no balanço dianteiro e contribui para o baixo nível de ruído interno.

O desenvolvimento do veículo demandou mais de um ano, incluindo nada menos que 40 mil quilômetros de testes realizados em Caxias do Sul, sede da empresa, e cidade que reúne todos os tipos de severidade possíveis a um carro da categoria.

Um dos fatores que pode levar o Volare Access a ser um divisor de águas no transporte urbano brasileiro é o posicionamento traseiro do motor Cummins ISF 3.8, que desenvolve 162 cv de potência e oferece um torque máximo de 600 Nm a 1.500 rpm.

O conforto do motorista ao dirigir é garantido pela transmissão mecânica sincronizada Eaton FSO 4505 C de cinco marchas e a direção hidráulica. Para completar, o trem de força do Access conta com toda a facilidade de acesso proporcionada pela carroceria.

Cidade e Campo

Já na versão escolar o veículo pode ter diversas configurações internas, acomodando desde 16 estudantes e três boxes para alunos com necessidades especiais até o modelo que certamente será o mais requisitado, o com capacidade para 21 alunos e um box para cadeirante.   

“Hoje temos certeza que o Volare Access está preparado para qualquer situação de terreno, lotação e clima em todo o país”, garante Poloni. Ele mesmo diz que a oferta de um veículo deste nível certamente possibilita uma grande oportunidade de elevação da qualidade de transporte nas pequenas e médias cidades brasileiras.

A flexibilidade do Access possibilita também sua conversão em carro dedicado ao transporte de pessoas com necessidades especiais, pois tem capacidade de transportar até seis cadeirantes. No caso de ser usado para o transporte escolar a instalação da porta do lado esquerdo é simples e incrementa a segurança.

Porém, um mercado em que o novo Volare deve fazer sucesso é o de transporte urbano. Apesar de seu tamanho reduzido, o Access reserva um grande espaço interno, que o habilita a transportar até 35 passageiros, além do cobrador. Um número que fora dos horários de pico é suficiente para operação de linhas até nas grandes cidades brasileiras. 

A se destacar o capricho da engenharia da Volare no desenvolvimento de um miniônibus que dá um grande upgrade de qualidade na oferta de veículos coletivos de pequeno porte no Brasil. Todas as soluções aplicadas tiveram como objetivo incrementar a funcionalidade do carro, capaz de transitar com desembaraço até no transporte rodoviário de pequena distância e em vários outros segmentos de mercado, tal qual nas transferências para hotéis, aeroportos e outros.

Melhor noticia ainda é que Poloni garante que o Volare Access foi desenvolvido com uma característica fundamental e invisível: ter um conteúdo de qualidade, mas que proporcionasse o menor custo operacional possível e máxima disponibilidade de veículo para os seus consumidores.