Ministro participa de divulgação dos números do Desempenho Aquaviário 2016

16/02/2017 às 2:10 - Atualizado em 22/02/2017 às 3:53

Evento apresentou estatísticas sobre os portos organizados, terminais de uso privado, instalações portuárias, perfis e volumes de cargas movimentadas no País

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, participou, nesta quarta-feira (15), da divulgação do Desempenho do Setor Aquaviário em 2016. O evento realizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) contou com a parceria da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). A solenidade aconteceu na sede da Fiesp, na capital paulista.

Foram apresentadas estatísticas da Antaq sobre os portos organizados, terminais de uso privado, instalações portuárias, tipos de navegação, frota, perfis e volumes de cargas movimentadas no País. As autoridades portuárias de Santos (SP), Paranaguá (PR), Itaqui (MA), Pecém (CE) e Rio de Janeiro (RJ) também apresentaram um balanço de desempenho, ações de melhoria e oportunidades de investimento para o setor.

Para Quintella, a análise mais detalhada do setor aquaviário brasileiro é de grande importância, uma vez que traduz o objetivo do governo de dar transparência e divulgar dados possibilitando o planejamento de ações para a melhoria do setor. “Pelos portos e terminais brasileiros passam 90% do comércio de exportação e importação do País”, destacou o ministro.

O diretor-geral da Antaq, Adalberto Tokarski, afirmou que a Antaq é referência na produção e divulgação de dados estatísticos sobre o setor aquaviário nacional. “A Agência é uma das poucas no mundo a divulgar os números com rapidez. Os dados auxiliam desde a tomada de decisão de entes privados até a formulação de políticas públicas para o setor”, disse o diretor.

Ao lado do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, o ministro também participou da assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Ciesp e a Antaq. O objetivo do acordo é de estabelecer parcerias e projetos de ação conjunta na aérea portuária.

Para ter acesso aos números do Desempenho Aquaviário 2016, clique AQUI.

Fotos: Alberto Ruy – Ascom/MTPA (Veja mais no Flickr)

Assessoria de Comunicação Social
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

Fonte: Transportes.gov