Nos mínimos detalhes

09/12/2016 às 10:22 - Atualizado em 09/12/2016 às 10:22

Ceva inaugura Centro de Excelência Logística em São Paulo, o quarto do mundo, e garante otimizar operações que já são consideradas eficientes

Os operadores logísticos têm acumulado tantas funções dentro e fora das instalações de seus clientes que passaram a fazer parte até da gestão e do planejamento estratégico deles. É um serviço complexo, que incorpora responsabilidades desde antes da embalagem do produto final, gestão da ordem de serviço do cliente e até o gerenciamento das ordens de compra.

No caso da Ceva, uma das maiores operadoras logísticas do mudo, com faturamento anual de US$ 7 bilhões, a engenharia e o know-how para viabilizar a atuação neste nível de atendimento teve inicio há 5 anos, quando nos Estados Unidos foi inaugurado o primeiro Centro de Excelência Logística.

Num mundo globalizado e de fornecedores e produtores globais, a Ceva cuida desde o desembarque dos produtos ou matérias primas no porto, o transporte até o site de produção ou armazenamento, o estoque e sua manutenção, o deslocamento para centros de distribuição ou a simples distribuição.

“Muitos não gostam da idéia de um único fornecedor logístico, mas os resultados têm mostrado que o custo total de operação é bastante favorável”, diz Fábio Mendunekas, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios América do Sul da Ceva Logistics.

A filial brasileira em São Paulo passa agora a contar com seu Centro de Excelência Logística, o primeiro da América do Sul, e a expectativa é de que surjam muitas novas soluções para proporcionar aos usuários a otimização dos resultados em todos os âmbitos: da produção às vendas, do transporte à distribuição e tudo isso no melhor grau de eficiência e menor custo relativo. Assim, o Centro brasileiro passa a ser o quarto do mundo, depois dos já instalados nos Estados Unidos, Cingapura e Reino Unido.

Num momento no qual a palavra de ordem é mobilidade a toda prova, qualquer motorista que faça parte do processo é responsável pela coleta, faz o registro no seu celular, escaneia documentos e produtos e fotografa como prova de coleta ou presença no local de chamada. “Atualmente todos os meios são empregados para garantir a máxima segurança, agilidade e rapidez possível”, explica Fábio Mendunekas.

A grande pergunta que qualquer usuário tem que se fazer é por que pagar cerca de 10% a mais por um serviço que já é bem feito. Mendunekas assegura que os “savings” são muito numerosos: “Nós sempre nos questionamos, depois de conhecer o processo adotado pelo cliente como poderíamos fazer a mesma coisa de forma mais inteligente e barata.”

Com um custo em média 10% superior, o dirigente garante que a re-engenharia dos processos transformam esse custo em investimento em produtividade e, portanto, em menor custo por unidade. O conceito é atuar como consultoria, até mesmo se o cliente possuir frota própria e tudo o mais, em qualquer fase do processo.

Em contrapartida, Vinicius Falcão, diretor de Desenvolvimento de Negócios América do Sul da Ceva, destaca que os ganhos variam entre 10 a 15%. Com atuação direta de estudo tendo como centro o chefe de logística, este  é acompanhado em média por cerca de 15 dias. Nesse período, o consultor da Ceva internado na companhia antecipa as “pedras” no caminho, que a empresa enfrenta e aplica todas as soluções estudadas e ensaiadas para que a eficiência máxima do serviço seja alcançada.

“A partir de 50 perguntas revisitamos todo o processo do cliente em todas as fases até descobrir a melhor solução”, diz Falcão. Desta maneira, e totalmente despreocupado com a logística, seja inbound ou outbound, os clientes conseguem centrar todos os seus esforços nas vendas, ou atividade fim, e conseguem um crescimento mais sustentável.

Para lograr êxito na empreitada, a Ceva busca desenvolver internamente soluções de TI para agilizar ainda mais as operações e investe em novas frentes de negócio. Hoje, o segmento automotivo é responsável por 40% do faturamento.

No Centro de Distribuição do grupo Volkswagen em Vinhedo, SP, por exemplo, a operação logística é realizada pela Ceva e os números dão ideia da complexidade da movimentação. Naquele CD são recebidos 70 caminhões por dia e expedidos outros 35 caminhões para atender a demanda de 600 concessionárias das marcas Volkswagen e MAN e as exportações de ambas as marcas para 30 países.

São 132 mil m² e 900 funcionários que trabalham na área de armazenagem que integra 72 docas de carregamento e descarregamento de caminhões e 12 delas na configuração trilateral, para elevar a produtividade dos transbordos, através do acesso multiplo.

A Ceva Logistics tem uma história impressionante. Fundada há apenas 10 anos, resultado da fusão da TNT e da Eagle Global Logistics na Inglaterra, hoje a Ceva tem sede em Hoofddorp, na Holanda. Sua legenda enfatisa: “Fazendo o fluxo de negócios”. Ela está em 160 países e em mais de mil sites e conta com 42 mil funcionários.

O Centro, para isso, é fundamental, nele os clientes podem experimentar as ferramentas e metodologias que a empresa aplica na otimização das cadeias de suprimento e como criar à vantagens competitivas para eles.

 

Texto: Pedro Bartholomeu