Novo Cargo Power 2431

14/06/2018 às 10:55 - Atualizado em 03/07/2018 às 4:06

BOM DE RAMPA

Novo Cargo Power 2431 é mais potente, econômico e tem capacidade de rampa de 56% para manter alta velocidade média

Nas concessionárias Ford Caminhões, o novo Cargo Power 2431 6×2. O veículo desenvolve 306 cv, promete um CTO extremamente competitivo e as vantagens do reposicionamento da marca, que vem sendo implantado há 3 anos e engloba ações para que o usuário dos caminhões da marca tenha o melhor relacionamento possível com os representantes da montadora, os melhores serviços e produtos.

Palavra de João Pimentel, diretor de Operações da Ford Caminhões na América do Sul. “O Cargo Power 2431 é um lançamento que reforça a nossa proposta de trazer produtos inovadores para o mercado, com soluções focadas nas suas reais necessidades.”

Numa das categorias mais importantes do mercado, a dos chassis rígidos com três eixos, a faixa registrou vendas de 33.935 unidades em 2017 e deve crescer para 41.371 unidades este ano. “No geral, esperamos que 2018 seja o inicio de uma nova fase para o segmento de caminhões e estimamos que as vendas aumentem 43,5%, deixando para trás as 51.561 unidades de 2017 para alcançar 74 mil caminhões”, calcula Pimentel.

O 2431 está disponível em versões com transmissão manual de 9 marchas ou automatizada Torqshift de 10. Desenvolvido a partir de uma extensa pesquisa com transportadores nas principais rotas do Brasil, o veículo foi aprovado depois de dois anos de testes em todo o continente.

Nelson Palmério, diretor de Desenvolvimento de Produto da Ford, observa que o novo produto deve agradar os transportadores em geral graças ao desempenho do veículo e a economia de custos operacionais que possibilita.

“Desenvolvemos um 6×2 com mais potência e mais torque, fruto da eficiência do motor de 306 cv e de vários requisitos economia de combustível, baixos custos de manutenção e alta produtividade”, assegura Palmerio.

Graças ao torque máximo de 950 Nm em faixa plana, o consumo de combustível calculado foi de 2,84 km/l e a capacidade de rampa subiu para 56% em comparação com o C 2429. Foram 6.070 horas de testes ou 400 mil km.

Já Oswaldo Ramos, diretor de Vendas da Ford Caminhões, salienta que o novo Cargo Power 2431 6×2 deve fazer sucesso: “Um trucado de fábrica representa grande economia de tempo e dinheiro e ampla confiabilidade”, demonstra ele.

Os médios da categoria fazem uma disputa acirrada. Do total de vendas 17,2% são de veículos 4×2, outros 16,3% são 6×2 e 15,6% são da configuração 6×4, enquanto os 8×2 estão pouco acima, com 17%.

Os concorrentes diretos do  Cargo Power, o VW 24.280, o MB Atego 2426 e o Cargo 2429 registraram vendas de 1.661 unidades, 783 e 768, respectivamente em 2017.

Com preço de lançamento igual ao do Cargo 2429 – as primeiras 500 unidades – com menos R$ 3 mil no preço do motor, a taxa oferecida é 0,96% ao mês e entrada de 20% e 90 dias de carência. Facilidades da Ford Crédito, que oferece CDC subsidiado para os clientes da marca.

Outra novidade é anunciada por Wilson Vasconcellos, gerente de Serviços ao Cliente da Ford Caminhões. “Junto com o Ford Cargo Power estamos lançando o diagnostico remoto, um diferencial nosso, e pacotes de manutenção a escolha do cliente”, anuncia.

O usuário Cargo pode escolher entre o pacote Class, de revisões; o Pluss, que inclui as revisões e peças de desgaste e o Prime, o pacote completo. Nos últimos dois anos os caminhões Ford novos que já saem com pacotes de manutenção chegam a 6% e com serviço FordTrac série por um ano e monitora dados de velocidade, frenagem e consumo de combustível. “Já são 1.200 veículos em operação.”

Já Guilherme Telles, gerente de Marketing, anuncia para breve o lançamento do Cargo Power na Argentina e Chile, mercados cada vez mais atraentes para a indústria nacional.

O Cargo Power 2431 6×2, trucado de fábrica tem novo trem de força calibrado para oferecer o maior desempenho ao caminhão e menor consumo de combustível possível, ou seja, maior rentabilidade para o negócio de transporte.

O modelo com pbt de 24 toneladas é tracionado pelo novo motor Cummins ISB 6.7, de 306 cv, o mais potente do mercado na faixa de até 7 litros e conta com a opção de transmissão manual ou automatizada Torqshift.

As modernizações também atingiram o cardã, o eixo traseiro e a embreagem, que foram reforçados para suportar com folga o maior torque do propulsor. A maior velocidade média diminui os tempos de viagem e causam um efeito multiplicador de frota.

“Os frotistas reportam economia de combustível variável de 4 até 15%”, observa Telles. A meta da Ford com o lançamento é conquistar a liderança do segmento 6×2 e atingir uma participação média de 25% nos caminhões com chassi rígido”, afirma Guilherme Teles, gerente de Marketing da Ford Caminhões.

A marcatrabalhaesteano com umaprojeção de crescimentodaordem de 22% no segmento de chassis rígidos e estimaavanço de 43,5% no total, com 74 mil unidades.

 

Texto: Pedro Bartolomeu