Inspeção de qualidade é capaz de verificar 80 itens na produção de ônibus

15/02/2019 às 10:15 - Atualizado em 15/02/2019 às 9:15

Inspeção de qualidade

Para uma atuação eficiente no mercado, as fabricantes devem traçar práticas capazes de conhecer e entender seus clientes, potencializando a confiança na marca e gerando mais vendas. Para isso, um fator importante pode ser uma inspeção de qualidade.

Esse conceito está se espalhando cada vez mais entre montadoras e fabricantes. Na Mercedes-Benz, por exemplo, esta base de conhecimento do mercado e de suas necessidades evoluiu ao longo de diversos anos até o momento atual, em que a montadora antecipa soluções e consolida parcerias.

Mas de que forma isso é possível? Como a Mercedes-Benz se tornou sinônimo de uma marca que se preocupa com os clientes e com o que esses estão pensando a respeito do mercado?

Os efeitos de uma inspeção pré-entrega

Para que os chassis dos veículos fabricados pela Mercedes saiam da linha de montagem “em cima dos casos”, a empresa formalizou o processo de inspeção pré-entrega. Essa verificação possui o objetivo de erradicar muitos problemas que passavam em branco anteriormente.

Quando o assunto são chassis de ônibus, a satisfação dos clientes é algo bastante complexo e decorrente de uma série de exigências que influenciam no processo de fabricação daquele veículo.

Essas “obrigações” da marca vão desde um prazo de entrega máximo até quaisquer retrabalhos necessários, uma padronização máxima e a comunização de partes, etc.

Para o Diretor Geral de Ônibus da Mercedes-Benz na América Latina, Ricardo Silva,  alcançar um patamar de excelência em alta qualidade requer antes de tudo um sistema de inspeção de primeira linha.

A importância da inspeção PDI

No caso dos ônibus, o trabalho inclui um sofisticado processo de PDI, ou seja,  Pre Delivery Inspection, que é uma inspeção rigorosa antes do veículo chegar até o consumidor final, no caso, os motoristas.

Para sair nos trinques de qualquer encarroçadora para o mercado, cada chassi tem cerca de 80 itens verificados de acordo com os parâmetros do PDI. Para isso, cada futuro veículo tem uma equipe da Mercedes-Benz de olho na montagem.

Tudo isso é importante para que o resultado seja o mais positivo e para que a inspeção PDI cumpra todos os seus objetivos, oferecendo segurança e um veículo de qualidade para os clientes.

O início das inspeções PDI na Mercedes

Os primeiros requisitos e esboços do que hoje se tornou o PDI surgiram em 2005 e chegaram até o formato atual em 2012. Os resultados, segundo Silva, são excepcionais. “É um grande diferencial da marca, pois trata-se de uma verificação da interface de montagem da carroceria no chassi”, explica.

“Até então, conseguimos realizar a erradicação importante de problemas recorrentes, e hoje a qualidade final é assegurada pelo programa”, garante Silva.

Ele lembra também que era comum a constatação de problemas decorrentes da soldagem, de danos a componentes, chicotes e tubulações. Os itens citados foram detectados por pesquisas múltiplas, envolvendo clientes, concessionárias e o número de ocorrências em garantia.

A elevação da qualidade geral de produção de um ônibus estabelece também um ranking entre as encarroçadoras. “Isso varia de região para região, se é agroindustrial, urbana, etc”, explica o gerente de Qualidade e Gestão de PDI e Encarroçadores da marca,  Jorge Vassilas.

 

Inspeção pré-entrega

Inspeções funcionais e com garantias

Para chancelar o aceite dos grupos de inspeção da Mercedes-Benz, há um selo de liberação, cuja falta representa a perda da garantia do veículo. São 29 funcionários em todas as cidades sedes de encarroçadoras por todo o país encarregados pelo sistema de garantias da marca.

E mais, Ricardo assegura que apenas a Mercedes tem um programa exclusivo para manter a qualidade de todos os seus produtos no transporte de passageiros.

“Além de garantirmos a satisfação dos usuários, o sistema PDI tem sido capaz de baixar o TCO – custo total de operação, continuamente. Afinal, é isso o que mais importa para as empresas de transporte de passageiros”, afirma Jorge.

Com todos os colaboradores trabalhando em sintonia, é possível proporcionar uma inspeção de qualidade, suprindo todas as necessidades do cliente e atendendo ao mercado com eficiência e assertividade.