Volvo lança VM 32 6×4

28/07/2016 às 12:42 - Atualizado em 22/09/2016 às 3:23

Montadora espera conquistar entre 10 a 12% do mercado da categoria

Volvo lança VM 32 6×4 para atender crescente mercado de médias empreiteiras e mineradoras, que têm tomado espaço das gigantes

Matéria da Revista Edição nº129, no ano de 2016

Para conseguir alguma evolução nas vendas de caminhões num dos piores anos da indústria de veículos comerciais no Brasil, a Volvo não deixa a bola cair e lança uma nova faixa de atuação entre os fora-de-estrada: o Volvo VM de 32 toneladas.

Parte do plano de atender a todos os nichos de mercado possíveis a engenharia da montadora sueca desenvolveu um rígido também fora de série não só pela capacidade de transporte, mas também pelo pacote de tecnologia embarcado, uma caixa de transmissão de última geração e soluções que oferecem o máximo conforto ao motorista.

“Algum alento estamos tendo com a reversão da confiança neste primeiro mês de governo itinerante, período no qual a queda do PIB estimada pouco antes em menos 4% passou para menos 3,5%”, diz Bernardo Fedalto, diretor de Caminhões da Volvo no Brasil.

Para o dirigente, o emplacamento de caminhões reflete exatamente os acontecimentos econômicos de 60 dias atrás. Com a divisão do faturamento da Volvo praticamente meio a meio entre pesados e semipesados, Fedalto comemora o momento de lançamento do VM 32 num período de reversão das expectativas e da credibilidade do mercado.

O mercado de rígidos vocacionais 6×4, para atender os setores de construção civil e agropecuária,  apresenta como característica uma rápida reação, no caso de reação da economia. Tracionado por motor de 330 cv, eletrônico de seis cilindros Common Rail e que proporciona 133 mkgf, o VM 32 6×4 permite escolher entre três relações de redução: 4,12, 4,55 e 5,54:1.

Volvo VM 330 traz vários dispositivos tecnológicos que simplificam as operações

A caixa automatizada I-Shift também disponibiliza comando manual para situações especiais como subidas íngremes e manobras e apresenta 12 marchas à frente e 2 à ré. Para vencer qualquer dificuldade, o VM32 carrega um CMT de 52 toneladas.

Álvaro Menoncin, gerente de Engenharia de Vendas da Volvo, explica que o desenvolvimento do modelo demandou 12 meses e traz características que o próprio cliente da categoria reivindica, como a redução de cubos nos eixos traseiros, item prioritário para serviços em areais, pedreiras etc.

Com a conjugação do torque elevados, à potencia de 330 cv, a caixa I-Shift e a possibilidade de acionar duas botoeiras para bloqueio dos eixos traseiros individualmente, o novo rígido da Volvo está preparado para enfrentar as mais severas aplicações.

Para completar, os freios VM EB e Z-Came garantem a segurança operacional. Enquanto a viga do eixo dianteiro plana e alta permite a passagem em sulcos elevados de terreno, muito comuns nessas operações, e o ângulo de ataque de 25% possibilita desenvoltura para vencer elevações íngremes de solo, a suspensão traseira tem molas semielipticas e ancoragens reforçadas.

Evolução

Além disso, a base do pára-choque está a 690 mm do solo em viga plana com protetor de carter cobrindo boa parte do motor. Apesar disso, segundo a engenharia da Volvo, o VM 32 tem a menor tara da categoria e é, dizem eles, entre 275 e 1060 quilos mais leve que os concorrentes.

Operacionalmente, o controle automático de tração é outra mão na roda para o motorista. “A partir da patinagem a segunda tração entra em ação automaticamente”, diz Menoncim.

Francisco Mendonça, gerente de Caminhões da Volvo, destaca a evolução do segmento de 32 toneladas, faixa que não era oferecida pela montadora. “Esses modelos têm crescido em participação fortemente, apesar do mercado em retração. Em 2013 eram 3,4% do mercado, em 2014 chegaram a 5,7% e no ano passado alcançaram 6,6%”.

Para Mendonça, além de ser uma tonelada mais leve que o líder do mercado, o VM 32 tem eixo dianteiro de 8 toneladas, cuíca de freio virada para cima – uma demanda do mercado. Aliás, todos os eixos do VM 32 são iguais aos do consagrado FMX.

A fatia dos caminhões de 32 toneladas chega a um número entre 900 a 1000 unidades de um total de pesados de aproximadamente 5 mil caminhões. “As vendas no segmento devem esquentar porque as médias empreiteiras brasileiras estão tomando o mercado das gigantes, todas elas envolvidas na operação Lava Jato”, lembra Mendonça.

Com a esperança de conquistar entre 10 a 12% da categoria, o Volvo VM 32 t 6×4 começa a ser comercializado por R$ 285 mil. A idéia da montadora é deter 20% do mercado total de pesados.